Os surfistas estão sempre associados a um estilo de vida descontraído, saudável e forte.

O surf inspira saúde, sendo esta uma atividade que exige excelentes níveis de preparação física e mental dos praticantes. Mas, nem sempre assim é. As exigências intensas que este estilo de vida coloca no corpo podem deixar os músculos e algumas posturas corporais comprometidas, potencializando alguns desequilíbrios e, até, lesões; e, consequentemente, desconforto corporal e possíveis alterações posturais. É necessário realizar um trabalho de consciencialização a nível físico e mental em relação a fatores como, a importância dos alongamentos e aquecimento, antes e após a prática de surf.

Felizmente, a maioria destes problemas são fáceis de corrigir com a prática de alguns asanas (posturas) antes e depois da entrada no mar.

O yoga adaptado a quem pratica surf

O yoga é um ótimo complemento para quase qualquer regime de treino atlético e é particularmente bem adaptado às necessidades de quem pratica surf.

No surf, cerca de 3 em cada 10 praticantes queixam-se de dores nas costas – sendo que as dores lombares estão entre as mais comuns –, tensão cervical, assim como, problemas nas articulações dos joelhos e ombros.

Através da prática de yoga, trata-se de recuperar alguma flexibilidade perdida, evitando que os músculos se acomodem a uma posição encurtada e rígida, tornando a sua próxima sessão de surf muito mais agradável e produtiva. Os benefícios do yoga vão muito mais além do físico e a prática do surf é muitas vezes comparada a uma espécie de meditação em movimento; e, melhorar o seu foco mental irá, certamente, ajudá-lo a permanecer equilibrado e no controlo da sua prancha, mesmo em ondas mais difíceis.

Seguem, então, algumas posturas:

Posturas

Pose 1 – Adho Mukha Svanasana – Postura do cão com a cabeça para baixo.
Alonga os tendões, em especial os isquiotibiais, ombros e planta dos pés.
Fortalece os braços, a parte superior do corpo e as pernas. Energiza o corpo, alivia a dor nas costas, acalma o cérebro e o sistema nervoso.
Pose 2 – Eka Pada Rajakapotasana – One Legged King Pigeon Pose.
Abre os quadris, alonga as coxas, a virilha e o psoas. Abre e liberta o tórax e ombros.
Pose 3 – Ardha Matsyêndrásana – Postura de torção simples.
Fortalece e dá estabilidade aos músculos da coluna. Massaja a zona abdominal.
Pose 4 – Virabhadrásana – Postura do guerreiro.
Fortalece as pernas, alonga a coluna dorsal e corrige as assimetrias.
Pose 5 – Vrksásana – Postura da árvore.
Promove a concentração, fortalece e estabiliza os tornozelos, bem como, as coxas e joelhos.
Alonga a parte interna da coxa, os ombros e abre o peito. Melhora o equilíbrio e o foco.
Pose 6 – Camatkarasana – Postura de prancha lateral, variação Wild Thing.
Alonga a parte frontal do corpo, abre o tórax, pulmões e ombros. Constrói força nos ombros, pulsos e parte superior das costas.

Estas poses podem ser praticadas diariamente antes ou depois do surf. Certifique-se de trabalhar a respiração, à medida que ouve o seu próprio corpo. Permaneça algum tempo nas posturas para perceber os seus próprios desequilíbrios e entender onde você necessita trabalhar.

 

Por Paula Costa

Instrutora de Yoga, Aeroyoga, Aeropilates

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × 1 =