Neste artigo, relatamos histórias de personalidades verdadeiramente inspiradoras. São histórias de coragem e de esperança mas, acima de tudo, que nos fazem acreditar que a vida reserva-nos sempre boas surpresas. Independentemente dos obstáculos que possamos encontrar nesta jornada, há que retirar sempre algo de bom de todas as experiências de vida e acreditar que o melhor ainda está por vir.

Personalidades que inspiram pelas suas conquistas

A HealthAdvisor foi à procura de personalidades marcantes e que, ao longo dos tempos, fizeram a diferença. Ora veja:

 1. Oprah Winfrey

A apresentadora de televisão americana foi despedida de um jornal do canal WJZ-TV, a televisão local da cidade de Baltimore, do estado de Maryland. Segundo os diretores, Oprah deixava-se envolver demais nas histórias que contava no seu programa. Pouco tempo depois, foi exibido em cadeia nacional o seu talk show, o Oprah Winfrey Show. A apresentadora tornou-se, assim, numa das pessoas mais influentes do mundo, ganhando muitos prémios de reconhecimento.

2. Andrea Bocelli

Antes de se tornar tenor, Andrea Bocelli cantava em bares, em Itália, conseguindo sustento para pagar as aulas de canto e a faculdade de direito. Bocelli trabalhou durante um ano como advogado, mas acabou por optar pela música como carreira. Entretanto, teve aulas de canto com o maestro Luciano Bettarini e, quatro anos depois, a voz de Bocelli chegou aos ouvidos de Luciano Pavarotti, rendendo-o por completo. Pavarotti transformou Andrea Bocelli num ícone da música.

3. Walt Disney

Muito antes da sua carreira de sucesso, Walt Disney trabalhava num jornal como ilustrador de anúncios, quando foi despedido por «falta de imaginação e boas ideias». Um tempo depois, juntou-se ao irmão Roy e a um amigo para fundar a produtora Laugh-O-Gram, que criava animações de contos de fadas – a antecessora do Walt Disney Studios. Os desenhos feitos pelo trio começaram a ser exibidos nos cinemas antes das sessões dos filmes. Contudo, apenas pagavam pelas animações seis meses depois de recebê-las. Disney precisou de reduzir as despesas e, por isso, mudou-se para o escritório da Laugh-O-Gram, comia comida de cão e tomava banho uma vez por semana numa estação de comboios.

Um ano depois, a sorte voltou a sorrir-lhe quando assinou um contrato com a Universal Studios, que passou a comprar e a exibir as animações da equipa. Foi neste período que Disney criou uma das suas personagens mais populares – Oswald, o Coelho Sortudo. No entanto, o ilustrador não assinou o desenho, o que permitiu à Universal roubar a figura, levando consigo a equipa de desenhistas do Laugh-O-Gram. Apesar de tudo, Disney não desistiu e criou uma nova personagem de sucesso: o Mickey Mouse.

4. K. Rowling

Joanne Rowling, a conhecida autora dos livros sobre Harry Potter e a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, também passou por momentos difíceis. Antes de se tornar a mulher mais rica na história da literatura, J. K. Rowling era mãe solteira, enfrentava uma depressão e muitas dificuldades financeiras. Contudo, escrever sobre a personagem Harry Potter reconfortava-a. Segundo a autora, ajudava a passar o tempo.

5. Christine Ha

Foi a primeira concorrente (e também vencedora) deficiente visual do desafio gastronómico MasterChef USA. Ha sofre de uma doença que afeta o nervo ótico e que faz perder gradualmente a visão. Apesar de tudo, sempre se mostrou confiante e determinada, o que a levou a vencer o concurso.

 

A verdade é que a vida não é fácil para ninguém e que os obstáculos aparecem nos caminhos. Mas, é importante ter força interior para vencer as dificuldades. Estas pessoas já provaram que isso é possível, basta sermos persistentes, corajosos e nunca perdermos a fé. E, como dizia Winston Churchill: «O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo».

 

Se conhece histórias reais que servem de inspiração para vencer os desafios e se gostaria de publicá-las na HealthAdvisor, envie um e-mail para info@healthadvisor.pt.

 

Por Tânia Martins

Jornalista

Editora HealthAdvisor

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

one × three =