Nesta altura do ano, e já com os olhos postos no verão, é comum iniciarmos uma dieta para ajustarmos o nosso peso (para perder ou, até mesmo, ganhar alguns quilos). O objetivo é sentirmo-nos melhor e mais confiantes.

Ao longo da dieta, o peso sofre variações em ambos os sentidos e temos dificuldades em saber o que vestir, pois a mesma peça de roupa tanto nos pode ficar justa num momento, como larga noutro. Por isso, prefira peças de roupa em tecidos com alguma flexibilidade e elasticidade, que se ajustem naturalmente às oscilações de peso. 

Afinal, o que vestir?

Vista peças de roupa confortáveis, que não sejam nem demasiado justas, nem demasiado largas. Para peças de roupa menos flexíveis e que impliquem um arranjo de costura, assegure que o excesso de tecido que retirou não seja cortado e que permita um reajuste no sentido oposto, caso volte ao peso anterior.

Em relação a cores, as cores escuras – principalmente o preto e o azul escuro – dão a ilusão ótica de termos um peso inferior ao real e as cores claras – principalmente o branco e bege – iludem no sentido oposto, ou seja, sugerem um peso superior ao que, na realidade, temos. Escolha tecidos sem brilhos, caso pretenda esconder alguns quilos, devendo privilegiar peças de roupa elaboradas com tecidos mate.

Quanto a padrões, opte por fundos escuros e motivos pequenos se não pretender parecer mais volumoso. Uma boa opção são as riscas finas na vertical, que alongam a silhueta. Se for muito magro e pretender aparentar ter mais volume corporal, escolha riscas grossas na horizontal ou padrões com motivos grandes em fundo claro.

Para desviar a atenção de zonas do corpo com as quais não se sente confortável, devido ao excesso de volume ou à falta dele, tente destacar outras zonas do corpo. Por exemplo: se considerar que tem ancas muito largas, chame a atenção para a parte superior do seu corpo, através de cores mais vivas e escolhendo a cor preta para a parte inferior do seu corpo. Outra forma de desviar a atenção de zonas mais problemáticas, é destacar o seu rosto, recorrendo a maquilhagem (no caso das senhoras) ou a um novo corte de cabelo.

Sinta-se confiante e recupere a autoestima!

Todas estas dicas de imagem apresentadas visam, essencialmente, manter os níveis de motivação, autoestima e confiança durante todo o processo de dieta, quer seja nosso objetivo perder ou ganhar peso. Nós somos o que acreditamos, pelo que a imagem que projetamos é fundamental para nos sentirmos bem com a imagem que vemos refletida no espelho. O mais importante de tudo é sentirmo-nos bem na nossa pele e enfrentarmos os desafios do dia a dia com um sorriso no rosto!

 

Por Alexandra Lopes

Consultora de Imagem

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