Instalada a primavera e, daqui a nada, o tão esperado verão! Finalmente, chegou aquela altura do ano que tanto esperamos. Aos poucos, vamo-nos ‘despindo’, as roupas ganham um colorido alegre e leve, e os negros e cinzentos ficam nos meses mais frios. É nesta altura do ano, que a Maria, a Joana, a Cláudia, e muitas outras clientes, entram em desespero, porque ao revelar braços e pernas que estiveram tão bem escondidos e protegidos pela indumentária própria dos meses frescos, apercebem-se dos ‘maus tratos’. Duches muito quentes durante o inverno e, especialmente, a preguiça que falou mais alto, e os cremes nutritivos e hidratantes ficaram muito bem guardamos na prateleira à espera de serem utilizados!

Como a pele do rosto é bem mais visível, a tendência é tratar desta área de forma mais cuidada e minuciosa. Ainda assim, mesmo com todo o cuidado, a pele facial apresenta maior fragilidade e sensibilidade por ser extremamente mais fina e, principalmente, por estar mais exposta aos fatores externos. Mas, digo sempre às minhas clientes que nem tudo está perdido e existe solução para todos os problemas! A resposta está em cuidados muito específicos e próprios que prepararam a pele para o verão – mas, bem antes deste oficialmente chegar -, para que possamos exibir ombros, braços e pernas bem tratados!

Hidratar, hidratar, hidratar…

O processo de hidratação/nutrição profunda da pele permite que a mesma retenha água, nas suas várias camadas, combatendo a desidratação causada pela exposição solar. Atenção, não negligenciar o facto de que a hidratação começa de dentro para fora, com a ingestão de água, sumos naturais de frutas com elevado teor de água e baixo em açúcar, saladas verdes, pepinos, nabos, entre outros.

Linda com o apoio da estética

Na clínica, os tratamentos são aqueles que de forma multidisciplinar abrangem os vários aspetos da pele e das suas necessidades:

  • Hidratação Profunda – Reforça o manto hidrolipídico e protege contra a desidratação.
  • Rádiofrequência – Estimula as fibras de colagénio e elastina, ativando a formação de novas fibras. Esta tecnologia promove uma redensificação dos tecidos, tornando-os mais densos e resistentes às altas temperaturas solares.
  • Peeling de Diamantes – Uniformiza a textura da pele, permitindo um bronzeado mais uniforme e duradouro.
  • Esfoliação Profunda – Remove as células mortas e prepara a pele para os tratamentos posteriores.
  • Envolvimento de Algas – As algas contêm um elevador teor de água na sua composição, devido à sua origem marinha, por osmose, toda esta água é transferida para o organismo, além dos oligoelementos e outros nutrientes que são de enorme importância para a saúde da pele.

Cremes: bons aliados

Ainda que associados a tecnologias, não podemos deixar de dar a máxima importância aos cremes formulados para este efeito. Estes, devem conter:

  • Altas concentrações de vitaminas, em especial, A, E e C, com o seu potente efeito antioxidante.
  • Uma fórmula muito rica em colagénio e elastina para reforçar estas fibras.
  • Oligoelementos que eliminam os radicais livres, combatem o stress oxidativo e ativam o sistema de defesa do organismo.

Todo o cuidado é pouco!

  • Bronzeamento – Durante esta exposição, a reação da pele à radiação UV (ultravioleta), leva ao dano do ADN. Para reparar os estragos e proteger a pele, há um aumento na produção de melanina que dá um tom mais escurecido (quando o dano é muito elevado = manchas).
  • Queimaduras – Quando a pele é exposta durante um tempo prolongado ao Sol, poderá haver a dilatação dos vasos sanguíneos e a ocorrência de queimaduras. Neste caso, será inevitável o aparecimento de manchas, eritemas, bolhas, desidratação extrema, entre outros danos e alguns irreparáveis.
  • Fotoenvelhecimento – Leva ao colapso da produção de colagénio e elastina, acelerando o processo de rugas e envelhecimento precoce da pele.
  • Cancro da Pele – Melanoma.

E, para as minhas queridas, Maria, Joana e Cláudia, enfim, todas as mulheres que me procuram… Só me resta aguardar pelos resultados pós-tratamento e receber muitos abraços de carinho por, mais uma vez, presentear-vos com aquela sensação de segurança e de serem as mulheres mais bonitas do mundo e, acima de tudo, com uma boa autoestima… sim, porque o Sol vai e volta!

 

Por Denise Ferrandini

Dermocosmetóloga

Responsável pela Denise Ferrandini – Clínica Estética Médica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × four =