O excesso de peso é um problema que assombra muitas pessoas e que limita as suas vidas não só física, mas psicologicamente, levando-as a terem complexos com o seu corpo e a ‘esconderem-se’ da sociedade com medo dos seus comentários. Este artigo revela como pode atingir um peso aceitável para a sua fisionomia e sentir-se melhor, não só na sociedade mas, principalmente, consigo mesmo, porque você é a pessoa que realmente importa na busca deste objetivo.

Dica nº 1

Prepare-se para uma luta com a sua mente. Muitas vezes, vai querer desistir, mas o segredo é pensar sempre que está a fazer algo que vai melhorar a sua vida e que lhe vai proporcionar um bem-estar que não sente neste momento. Pensamentos positivos são essenciais.

Dica nº 2

Nos primeiros treinos, o seu foco principal tem de ser o treino cardiovascular (corridas, saltos, caminhadas longas e a bom ritmo). Este tipo de treino, mais conhecido por ‘cardio’, permite que trabalhe o seu corpo na totalidade e vai, por consequência, ajudar na perda de peso. Seja no ginásio ou numa caminhada, treine sempre mais de 20 minutos, o treino cardiovascular exige uma duração longa e em progressão, ou seja, caminhos mais inclinados ou menos inclinados e passadeira com, ou sem, inclinação.

Dica nº 3

A sua preferência por máquinas de musculação vai ficar para segundo plano. Neste momento, o seu principal objetivo é reduzir massa gorda, portanto, o seu foco será em exercícios que promovam o movimento global do corpo. Exemplos: agachamentos, saltos (TRX ou trampolim), lunges, exercícios com cordas, entre outros.

Dica nº 4

Não se prenda ao número de repetições. Elas estão lá como guia para o seu treino, mas é natural que não consiga fazer a totalidade ou, até mesmo, o número de séries indicadas. Não significa, porém, que não está a treinar bem, isto porque está a treinar no seu limite e só com o treino é que vai conseguir ser capaz de atingir o número pretendido.

Dica nº 5

Alimentação. Todo um trabalho de perda de peso requer cuidados com a alimentação. Não faça dietas ‘malucas’, consulte um nutricionista e perceba que cuidados deve ter na sua dieta alimentar. Evitar hidratos de carbono, gorduras e grandes quantidades de açúcar será o primeiro passo.

Dica nº 6

Como pode ver, a perda de peso não é um mito, mas sim, uma realidade, basta acreditar nas suas capacidades e treinar com vontade de chegar a um objetivo que tanto deseja. Ressalvo, no entanto, que tenha sempre cuidado com a sua postura nos exercícios e que tenha sempre acompanhamento especializado, para que o risco de lesão seja mais reduzido.

Foco no objetivo e bons treinos!

 

Por Marco Marçal

Professor de Educação Física, Instrutor de Fitness e Treinador de Futebol

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