O corpo e a mente não são entidades distintas. Eles influenciam-se mutuamente.

Sempre que pensamos, projetamos imagens mentais e vibrações que se repercutem no corpo e à nossa volta. Se essas imagens forem agradáveis, emitem energias positivas ao corpo, colocando-o num estado de bem-estar e saúde. Pelo contrário, se essas imagens forem negativas, ou seja, de angústia, medo, raiva ou aflição, o corpo é imediatamente colocado sob tensão, interpretando essa energia como uma ameaça da qual precisa defender-se. Essas tensões são captadas pelos músculos e órgãos internos, afetando o organismo que se coloca em posição de ataque, produzindo substâncias que nos tornam agressivos. A acumulação destes agressores está na causa de muitas doenças.

O corpo é o veículo da mente

Para cultivarmos e mantermos o estado de saúde devemos alimentar a mente com pensamentos pacíficos, alegres e de confiança, pois o corpo é o veículo da mente. Devemos vigiar a nossa mente e, sempre que nos apercebemos de pensamentos nocivos, podemos substitui-los por outros aprazíveis. É igualmente importante cultivarmos estados de serenidade, em que a mente possa esvaziar-se de toda a inquietação. Assim, passeios na Natureza, a prática de uma atividade física relaxante e a meditação são recomendáveis, uma vez que estas práticas ajudam a renovar a energia do corpo e da mente. Pessoas alegres e bem dispostas são geralmente saudáveis, pois o seu estado de espírito elevado traz-lhes uma bela energia. Um corpo saudável traduz uma mente saudável. Por isso, estimado leitor, nunca se deixe abater pelas vicissitudes da vida! Cultive pensamentos elevados e amorosos, confie na abundância do Universo, mantenha-se expectante e positivo, agradeça pela dádiva da vida e ponha em prática as orientações que lhe chegam de dentro.

Ao cultivar os pensamentos e emoções positivas está a desenvolver a atividade no córtex anterior singular, o que o torna mais consciente e propenso para praticar o bem. Esta energia positiva que gera, renova a energia do corpo e da mente e traz-lhe bem-estar.

Uma prática bastante eficaz na elevação da energia do corpo e da mente é o relaxamento profundo que leva ao estado de meditação. Esta prática pode ser feita em casa, no horário que mais lhe convém. Eu própria, gravei um CD, com 2 Meditações Guiadas,  que surge como oferta no meu último livro, Práticas de Felicidade, publicado pela Nascente. Pratique diariamente e sinta a diferença no bem-estar do seu corpo e na felicidade que encontrará na sua vida.

 

Por Maria João Viana

Autora dos livros: É Possível Ser Feliz – Desperte Para A Felicidade Plena e Práticas de Felicidade

Professora de Meditação e Técnica de Cura Energética

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

twelve + eighteen =