Os princípios do feng shui ensinam que somos influenciados energeticamente pelo que nos rodeia e que vivemos mais felizes e saudáveis quando a envolvente pessoal e profissional estão alinhadas com quem somos e pretendemos ser. Aplicando o feng shui à imagem, a roupa assume-se como a nossa envolvente mais íntima e próxima, pelo que tem uma enorme influência na nossa vida. Por isso, é fundamental fazermos as escolhas acertadas quando adquirirmos roupa, poupando tempo e dinheiro, indo ao encontro do nosso verdadeiro eu. Tome nota dos 10 mandamentos para compras inteligentes, de acordo com o feng shui aplicado à imagem:

1. Questione-se sobre quem é

Para se sentir em sintonia com a sua roupa, escolha sempre peças que reflitam as suas preferências e valores inatos, permitindo uma plena e satisfatória conexão com a sua essência.

2. Lembre-se de quem quer ser

Não somos apenas o que vestimos: nós tornamo-nos também naquilo que vestimos. Assim sendo, tenha muita atenção à roupa que compra, de forma a não projetar uma imagem desenquadrada com a sua essência.

3. Sintonize a roupa com o corpo

O feng shui aplicado à imagem defende a necessidade de harmonia entre a roupa que vestimos e o nosso formato de corpo. Não devemos esconder as nossas formas naturais, mas sim deixar a roupa fluir na nossa silhueta.

4. Faça a sua pesquisa

Independentemente de fazer compras em lojas físicas ou online, é crucial fazer o seu trabalho de casa primeiro. Todas as lojas de vestuário têm uma determinada imagem associada, projetada através da(s) marca(s) que representa(m), decoração e do consumidor alvo. Antes de se aventurar na sua experiência de compras, analise qual ou quais lojas estão mais em sintonia com a sua essência.

5. Respeite o orçamento

Não compre apenas por comprar! Os saldos são muito tentadores para compras desnecessárias, assim como aquelas ocasiões em que estamos mais aborrecidos ou sob pressão. Tente gerir o seu orçamento de forma inteligente, escolhendo momentos calmos e descontraídos para realizar as compras, respeitando o seu orçamento e preferindo peças de qualidade em detrimento da quantidade.

6. Faça escolhas conscientes

Os erros acontecem quando compramos de forma indiscriminada. As nossas escolhas devem refletir quem somos e quem pretendemos ser, estando em harmonia com a nossa aparência. Se não estivermos 100% convictos das nossas escolhas, é preferível não adquirirmos nada.

7. Livre-se dos erros

Apesar de todas as recomendações anteriores, acabou por fazer uma compra por impulso? Se for possível, devolva a peça ou troque por outra mais adequada. Se já não for possível, dê a peça de roupa a alguém que a vá vestir e que a aprecie. Não deixe que seja apenas mais uma peça que não veste e que se acumula no seu guarda-roupa!

8. Selecione as prendas certas

Quantas vezes recebeu uma prenda de um amigo ou familiar e verificou que a peça de roupa era perfeita não para si, mas para eles? Quando comprar uma peça de roupa para oferecer, tenha em conta os gostos do destinatário da prenda e não os seus!

9. A passerelle e a realidade

As tendências de moda não devem ser seguidas criteriosamente, mas sim devidamente ajustadas a quem somos e quem pretendemos ser, estando em harmonia com o nosso formato de corpo.

10. Comece com os básicos

Escolha peças de roupa básicas, em cores neutras e corte simples, que permitam um maior número de combinações possíveis com as peças que já possui no seu guarda-roupa e com as que vai adquirir. Estas são as peças-chave que irá combinar com as peças tendência de moda que vai escolher de acordo com o seu elemento.

Se o seu elemento for…

  • Água o Filósofo, que tem um espírito contemplativo, valoriza a liberdade de expressão e aprecia estar sozinho. Escolha peças de roupa de design únicas, padrões abstratos e cores mais escuras.
  • Madeira – o Pioneiro, que tem um espírito competitivo, valoriza a liberdade de movimentos e aprecia estar ocupado. Dê preferência a peças de roupa mais descontraídas, práticas e tecidos naturais.
  • Fogo – o Hedonista, que tem um espírito carismático, valoriza as relações pessoais e aprecia estar com os amigos. Aposte em cores fortes, padrões vistosos, brilhos e que marquem a sua silhueta.
  • Terra – o Pacifista, que tem um espírito comedido, valoriza a consistência e o aspeto prático das coisas e aprecia ajudar os outros. Prefira tecidos com textura, roupa e acessórios feitos à mão e cores neutras.
  • Metal – o Perfecionista, que tem um espírito culto, valoriza a qualidade e a excelência e aprecia organizar tudo à sua volta. Invista em peças de roupa com qualidade, mais luxuosas e elegantes.

 

Por Alexandra Lopes

Consultora de Imagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

one × 5 =