Na sociedade atual, o tempo é um bem escasso e do qual todos nós precisamos. É neste contexto que surge um problema que atormenta muitas mentes e corpos da nossa sociedade. Como combater o stress? Uma das soluções poderá passar pela prática de exercício físico, que permite à mente e ao corpo ter uma sensação de bem-estar, capaz de contrariar o panorama criado pelo stress e pela ansiedade.

Na maior parte dos casos, associamos o exercício ao cansaço, misturado com o stress não parece ser a melhor solução, no entanto, não é isso que diz a ciência. O exercício físico promove sensações de bem-estar, de autocontrolo e a sua prática permite a mente estabelecer novos objetivos que poderão contribuir para uma sensação de menor stress do que aquela em que se encontrava antes de começar com este novo hábito.

Luta contra a ‘nova doença’ da sociedade

Várias são as situações que contribuem para o aumento do nosso stress, além daquelas que, por norma, fazem disparar os nossos níveis de atenção, de preocupação ou de ansiedade. A prática de exercício físico irá funcionar como ‘mundo novo’ neste mundo intoxicado por stress e onde poderá realizar algo que irá ser completamente diferente do que vive no seu dia a dia.

  • Para começar poderá apostar em aulas de grupo, elas permitem uma interação com novas pessoas e a possibilidade de entrar num grupo, onde os níveis de competição são praticamente nulos, visto que cada um tem o seu ritmo e não há nada em disputa, trata-se apenas de uma aula para ficar em forma e para se sentir bem consigo mesmo.
  • Opte por aulas ao seu gosto e que tenham boa música a acompanhar, para se divertir e esquecer o dia de trabalho que acabou de ter ou o problema pessoal que está a atravessar.
  • Se aulas de grupo não é a sua onda, comece por aulas de personal trainer, onde terá a atenção depositada em si e onde têm alguém com o objetivo de o ajudar a melhorar e a ficar cada mais perto do seu foco. Apesar de ser uma aula mais isolada e com um ambiente diferente, não será menos desafiante para si, visto que ela foi construída para si e para se superar. Este tipo de aula vai-lhe permitir uma sensação de autoconfiança que fará com que o stress diminua.
  • Por último, dizer-lhe que o stress/ansiedade são sintomas que têm solução e que só nós, com a nossa força de vontade, podemos combater e superar, para voltar a ter uma vida normal e mais controlada.

Bons treinos e viva de forma descontraída e saudável!

 

Por Marco Marçal

Professor de Educação Física, Instrutor de Fitness e Treinador de Futebol

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

12 + sixteen =