É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado e das suas complicações. Trata-se de um fenómeno que ocorre três ou quatro vezes por ano, daí a sua constante presença nas conversas e escritos astrais. Mas, antes de saber o que é isso do movimento de retrogradação, importa começar por perceber o que Mercúrio significa e entender melhor a sua importância na nossa vida.

Mercúrio

Sendo a astrologia uma linguagem simbólica, ajuda sempre ter uma ideia da mitologia relacionada com os planetas. Mercúrio era o Deus da comunicação e era o responsável por conduzir as mensagens entre os vários mundos, sendo o único com autorização para entrar e sair do mundo dos mortos sob o domínio de Plutão. Era famoso pela sua inteligência e hábil no uso das palavras, por vezes, até com alguma ‘manha’ para atingir os seus objetivos. Assim, astrologicamente falando, este planeta rege a mente racional, a inteligência e o conhecimento. É ele que rege o signo de Gémeos, significando a comunicação, e Virgem, significando a organização racional. Por isso, tudo o que significa comunicar, ou seja, a ação de levar informação de um ponto ao outro, está sob o domínio deste planeta.

Movimento retrógrado ou de retrogradação

Os planetas movem-se à volta do Sol em órbitas excêntricas o que, visto da Terra, dá a ilusão de ótica que, em determinados momentos, parecem parar por instantes para depois se moverem em movimento de retrocesso, voltando passado um tempo, de semanas a meses, conforme se trate de planetas rápidos ou lentos. É a este fenómeno aparente que se chama de movimento retrógrado ou de retrogradação. Em termos de significado simbólico, podemos dizer que nestas alturas, em que determinado planeta se encontra em movimento retrógrado, a sua influência parece ficar mais complicada e os aspetos positivos são mais difíceis de atingir. Além disso, este movimento traz sempre de volta algum tema que a energia planetária ativou, pelo que, se pode aproveitar esta oportunidade para rever e retificar algo.                           

Mercúrio retrógrado

Sendo o planeta que simboliza a comunicação e estando associado à respiração, é facilmente percetível que sempre que entra neste movimento ilusório, muitos temas se compliquem. É, então, de esperar que aquando da retrogradação de Mercúrio, situações e acontecimentos menos agradáveis ligados à natureza deste planeta venham a manifestar-se.
Quando falamos em comunicação, referimos as suas diversas formas, tais como:

  • Aparelhos de telecomunicações e as suas diversas utilizações (chamadas telefónicas, e-mails, Internet, etc.).
  • Viagens e veículos de transporte.
  • Assinatura de contratos.
Cuidados a ter:
  • Salvaguardar a informação importante do seu computador/telemóvel.
  • Se possível, adiar compras de aparelhos de comunicação e de veículos de transporte.
  • Em viagem, verificar cuidadosamente os documentos e manter a disponibilidade para planos alternativos.
  • Ter precaução no que se diz, escreve e, até, no que se ouve. Podem ocorrer enganos, desvios, mal entendidos, desentendimentos, por isso, deve ter mais cuidado na verificação de todas as formas de comunicar.
Melhores oportunidades:
  • Rever ou retomar assuntos que ficaram inacabados. Voltar a estudar, concluir projetos que ficaram suspensos.
  • Conversas que ficaram por acontecer podem ser resolvidas agora.
  • Reencontros e revisões são uma forte possibilidade que pode ser aproveitada para resolver o que ficou pendente.

Esta é uma fase que pode, até, ser divertida, por isso, aproveite o melhor desta energia e divirta-se, observando a vida a manifestar-se , porque tal como disse Leonard da Vinci: «Não prever, é já lamentar». E como agora já sabe, aproveite bem a influência de Mercúrio Retrógrado.

 

Por Carmen Ferreira

Astróloga e Hipnoterapeuta

Clínica Dr. Alberto Lopes

geral@hipnoseeregressao.com / 225 361 573

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

four + nineteen =