Foto: Miguel Rosenstok

Alexandra Lopes é licenciada em Gestão pelo ISEG e, após uma experiência profissional de cerca de 12 anos na área de Marketing, em 2014, realizou uma Pós-Graduação em Consultoria de Moda e Imagem pelo IPAM – The Marketing School. Mais tarde, lançou o seu negócio próprio na área da Consultoria de Imagem, «trocou o certo pelo incerto e aventurou-se num mundo completamente diferente, com o objetivo de ajudar as pessoas a sentirem-se melhor com elas próprias». Hoje, é uma mulher feliz, realizada e de sucesso! A sua experiência profissional conta com diversas participações em workshops, programas de televisão, rádio, artigos e entrevistas em publicações na imprensa. 

A HealthAdvisor esteve à conversa com Alexandra Lopes e quis conhecer de perto o trabalho de uma Consultora de Imagem, profissão que tem sido responsável por mudar a vida de várias pessoas e de lhes devolver a autoestima e a confiança interior. 

 

Fale-nos sobre si…

Sou a Alexandra Lopes, 37 anos, uma mulher que trocou o certo pelo incerto e se aventurou num mundo completamente diferente, com o objetivo de ajudar as pessoas a sentirem-se melhor com elas próprias. Não pretendo ser apenas mais uma Consultora de Imagem nem fazer mais do mesmo. Muito mais importante do que estar na moda, é sentirmo-nos bem com nós próprios. Gostarmos de nós, sentirmo-nos confiantes e termos uma boa autoestima são fatores extremamente importantes para termos uma boa imagem. Se gostarmos de nós, com toda a certeza que os outros também irão gostar.

O que a levou a deixar a carreira na área de Marketing para se tornar Consultora de Imagem?

A vontade de ter um negócio próprio esteve sempre latente em mim. Deu alguns sinais de atividade em 2007, através da possibilidade do lançamento de um negócio em franchising, mas que optei por não avançar. Continuei a trabalhar por conta de outrem até 2012, ano em que já não podia continuar a ignorar as vozes estridentes do meu grito de independência! Pode parecer estranho, mas a ideia de lançar um negócio na área da Consultoria de Imagem surgiu num dia de semana logo de manhã, após uma boa noite de sono, em que pensei: “E se eu apostasse na área de Consultoria de Imagem?”. Quando surgiu a ideia, estava a trabalhar de forma independente na área da Consultoria de Marketing e creio que a palavra ‘Consultoria’ foi o elo de ligação necessário para a transição entre o Marketing e a Consultoria de Imagem. Apostei em formação antes de lançar o meu negócio, em 2014, tendo realizado a Pós-Graduação em Consultoria de Moda e Imagem pelo IPAM – The Marketing School.

Disponibiliza serviços de imagem pessoal e empresarial. No que consta o seu trabalho?

Como a imagem tem um impacto enorme na autoestima e confiança, a Consultoria de Imagem vai potenciar o melhor em cada um, não tornando os seus sonhos em realidade, mas tornando a sua realidade num sonho. O principal objetivo do meu trabalho é ajudar as pessoas a sentirem-se bem com elas próprias e essa confiança é fundamental para atingir os objetivos nas vertentes pessoal e profissional.

«Investir na imagem é atrever-se a marcar a diferença!»

Cada pessoa é única, por isso, todas as consultas são personalizadas. Concretamente, quais são as etapas da Consultoria de Imagem?

A Consultoria de Imagem é um processo de autoconhecimento composto por sessões individuais, em que é estudada a personalidade de cada um, as suas necessidades e objetivos. E porque cada pessoa é única, as consultas são personalizadas, com o objetivo final de cada cliente poder gerir a sua imagem de uma forma autónoma. Apesar de todas as consultas serem diferentes, em todas elas é analisado o biótipo (formato de corpo), estilo pessoal e as cores mais adequadas às características físicas do cliente.

Quem procura por uma Consultora de Imagem?

Procura por uma Consultora de Imagem quem reconhece a importância da imagem e pretende alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional. Investir na imagem é atrever-se a marcar a diferença!

E quais são os objetivos para quem deseja contratar uma Consultora de Imagem?

Depende sempre de pessoa para pessoa: tanto podem contratar-me fazer a triagem e reorganização do guarda-roupa, ir às compras (serviço de Personal Shopping), ter aconselhamento de styling para um evento específico, para aprender a maquilhar-se ou até mesmo para uma mudança de visual.

«A Consultoria de Imagem potencia o melhor em cada um porque contribui para que as pessoas se sintam melhor consigo próprias, com maior autoestima e confiança. O sorriso de satisfação de um cliente faz o meu dia!», salienta a Consultora de Imagem.

É por isso que, muitas vezes, ouvimos a célebre frase: «Uma imagem vale mais que mil palavras»?

É importante preocuparmo-nos com a imagem, assumindo uma imagem pessoal, única e em harmonia com a nossa maneira de ser, crenças, ideais e objetivos. Para tal, o vestuário que escolhemos deve expressar quem nós somos e assim a nossa confiança e autoestima será mais visível aos olhos dos outros, o que nos será bastante útil no caminho que percorremos para ser a pessoa que aspiramos ser. Ao alcançarmos esse patamar de aceitação e identidade, a imagem que transmitimos terá um efeito positivo nos outros e – mais importante que tudo – em nós próprios.

«A Consultoria de Imagem proporciona um acompanhamento personalizado aos profissionais que queiram ser bem-sucedidos nas suas carreiras.»

Os portugueses preocupam-se com a imagem?

Noto que há uma crescente sensibilização para o tema, principalmente de quem pretende diferenciar-se e enquadrar-se no contexto profissional em que se insere. Não só para quem procura abraçar novos desafios profissionais, mas também para quem tem cargos de liderança, nos quais é importante transmitir confiança, credibilidade e assertividade. Para essas e outras situações, a Consultoria de Imagem proporciona um acompanhamento personalizado aos profissionais que queiram ser bem-sucedidos nas suas carreiras.

Alexandra Lopes na Antena-3.

Fale-nos sobre a importância de nos sentirmos confortáveis e confiantes com o que vestimos…

A imagem pode variar consoante a situação ou contexto, mas o mais importante é sentirmo-nos confortáveis a todo o momento. Se não nos sentirmos confortáveis com o que vestimos, os outros irão perceber e poderá gerar-se uma situação de desconforto que deve ser evitada a todo o custo. Essa situação de desconforto poderá descredibilizar-nos e naturalmente que nos irá influenciar em termos de confiança e autoestima, que serão consequentemente afetadas.

O que devemos ter em atenção para projetarmos uma imagem de sucesso no local de trabalho?

A imagem que projetamos é composta não só pelo vestuário, mas também pelos cuidados que temos com a nossa aparência em geral. Para comunicarmos uma imagem de sucesso no local de trabalho, é fundamental sentirmo-nos confortáveis na nossa pele. A nossa imagem deverá estar sempre em consonância com o nosso estilo pessoal, tendo em consideração o dress code da empresa na qual colaboramos, assim como a função que desempenhamos.

«A regra básica é investir em poucas peças, mas com boa qualidade»

Quais são as regras básicas e simples para coordenar os looks para todas as ocasiões, poupando tempo e dinheiro ao comprar apenas o que é necessário? 

A melhor forma de rentabilizar o guarda-roupa é adquirindo hábitos de compra que visem gastar menos dinheiro através da compra inteligente de peças para o guarda-roupa, permitindo o máximo de conjugações possíveis e evitando a aquisição de peças desnecessárias. Em vez de comprar muitas peças de roupa, a regra básica é investir em poucas peças, mas com boa qualidade: mantêm-se impecáveis por muito tempo, desde que sejam bem cuidadas. É crucial preferir roupa com cores neutras (preto, cinzento, castanho, bege, azul escuro e branco) e cortes simples, básicos e intemporais, que permitem a conjugação com as restantes peças do guarda-roupa.

«As calças de ganga são confortáveis e bastante versáteis, pois permitem diversos looks»

Quais são as peças de roupa que não podem faltar no guarda-roupa? 

Para as senhoras, as peças essenciais no guarda-roupa são: blazer, trench coat (gabardine ou sobretudo), cardigã (ou casaquinho de malha), camisa, t-shirt, camisola, calças de tecido, calças de ganga (ou jeans), vestido, saia, mala para o dia a dia, sapatos e sandálias de salto alto, salto médio e salto raso, botas e cinto. Para os homens, destaco o blazer, casaco, camisa, t-shirt, camisola, calças de tecido, calças de ganga (ou jeans), sapatos, botas, gravata e cinto.

Tem alguma peça de roupa favorita?

Adoro calças de ganga! São confortáveis e bastante versáteis, pois permitem diversos looks em função do calçado e acessórios que escolho para complementar o visual.

Que cuidados tem diariamente?

Tenho cuidados com a pele, não só do rosto como do corpo. Ao nível do rosto – de manhã e à noite – limpo, tonifico e hidrato a pele, preferindo produtos com proteção solar e antienvelhecimento. Para o corpo, e sempre depois do banho, aplico um creme hidratante e também um creme anticelulite nas zonas mais problemáticas.

A sua experiência profissional conta com diversas participações em programas de televisão e rádio, artigos e entrevistas em várias publicações na imprensa, workshops para o público em geral e empresarial, entre outras atividades no âmbito da Consultoria de Imagem. Que conselho de beleza e de moda quer deixar aos leitores da HealthAdvisor?

Por vezes é complicado transmitirmos uma imagem de força e uma atitude confiante quando nos sentimos desmotivados, desanimados ou tristes. Nestes momentos, um esforço adicional em termos de linguagem corporal faz milagres: queixo direito, olhar em frente, peito para fora e barriga para dentro! E o mundo será nosso!

Alexandra Lopes na CMTV.
A Consultora de Imagem também marcou presença no Canal-Q.

Tem novos workshops em mente? 

Estão já disponíveis no meu site www.alexandralopes.com as datas dos meus próximos workshops, com diversas temáticas sobre o guarda-roupa e também workshops de auto maquilhagem.

 

Por Tânia Martins

Jornalista

Editora HealthAdvisor 

Fotos: Cedidas pela entrevistada

 

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