Neste artigo, fique a conhecer algumas dicas para aumentar o seu peso de forma saudável e tornar-se numa pessoa mais autoconfiante.

Por incrível que possa parecer existem muitas pessoas para as quais ser magro é um problema, que afeta, sobretudo, a sua autoestima e, por consequência, a sua personalidade. Ser magro é um estatuto que está muito na moda, principalmente por estarmos na época de verão e os nossos corpos estarem mais expostos. Mas, se para alguns isto é um estatuto de satisfação pessoal, para outros, é visto como algo que os impossibilita de ter uma vida normal, devido à vergonha de se exporem perante a sociedade e se sentirem inferiores aos seus amigos.

Porque sou tão magro?

Pensando de uma forma radical, poderíamos achar que a solução passaria por estas pessoas comerem de forma excessiva até atingirem um peso normal. Contudo, essa não é, de todo, a solução ideal, visto que, por norma, as pessoas que são muito magras têm um metabolismo rápido, o que faz com que todas as suas fontes de energias sejam gastas rapidamente, não sendo armazenadas em forma de gordura no seu corpo.

Outro dos problemas que estão associados a este estado de magreza excessiva poderá estar relacionado com alguma doença, como por exemplo, hipertiroidismo, diabetes, depressão ou anorexia. Mas, estamos aqui para dar boas notícias e boas dicas para combater este problema.

Dicas saudáveis

Dica nº 1 – Alimentação à base de proteína e de gorduras saudáveis ajuda a ganhar algumas calorias, mas de forma saudável. Atum, Salmão, Peito de Frango e Peru são algumas fontes de proteína que ajudam no aumento muscular.

 

 

Dica nº 2 – Para engordar, nada melhor do que fazer exercício físico, mas esse exercício deverá seguir alguns princípios para que o seu objetivo seja atingido. Por exemplo, deverá realizar exercícios de musculação com pesos livres e, gradualmente, ir aumentando o peso. Assim, o seu corpo sentirá necessidade de aumentar o músculo para, futuramente, aumentar para cargas maiores. Falamos de séries curtas, mas com um aumento progressivo de carga, por exemplo, 3 séries de 12, 10 e 8 repetições onde, em cada série, diminui o número de repetições, mas aumenta a carga. Evite realizar muito tempo de exercícios cardio, visto que só vai consumir a pouca massa gorda que possui e que necessita para o treino de musculação.

Com estas dicas irá, com certeza, estar mais perto de atingir o seu objetivo e de se sentir bem consigo próprio.

Bons treinos e divirta-se!

 

Por Marco Marçal

Professor de Educação Física, Instrutor de Fitness e Treinador de Futebol

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