Foto: Miguel Cachapa https://www.facebook.com/miguelcachapaphotography/

Enérgica e bem-disposta, tem o condão de espalhar energia positiva por onde passa. Falamos, claro, da simpática e bonita, Rita Frazão. Nesta entrevista, a atriz fala da vida, da carreira e dos cuidados para se manter em forma e saudável.

 

Qual é o seu segredo para uma vida em equilíbrio?

Começo pela alimentação, logo depois do descanso. A minha dedicação às atividades profissionais, felizmente, tem sido recompensadora, principalmente, pela interação que me proporciona com pessoas interessantes! Com elas aprendo, vivo e trabalho! Este é, sem dúvida, um motivo de energia positiva! O meu segredo é a minha disponibilidade para evoluir. Sou crente e acredito que a bondade nos salva. Temos de ser uns para os outros.

É adepta da prática de exercício físico. Como se disciplina e encontra tempo e motivação para a atividade física?

Para mim, a formação que tive como monitora, atleta e entusiasta do culto do corpo, como uma consequência natural da nossa saúde e bem-estar, trouxeram-me não só conhecimentos e experiências, mas também resultados e vivências sem as quais eu não posso viver! É um estilo de vida.

«Sou uma atriz curiosa e inquieta por natureza»

Que modalidades pratica?

Pratico yoga, pilates, jogging e musculação, nos quais tenho vindo a obter resultados a nível nacional nas provas da categoria Bikini Fitness. Neste momento, estou ligada ao Wabba Portugal como apresentadora das provas de competição nacional de várias categorias do fitness (masculino e feminino), que terá lugar no próximo mês de novembro.

Tirou, inclusive, um curso de personal trainer. Como foi a experiência?

O curso permitiu-me iniciar práticas que tenho vindo a desenvolver para potenciar o meu bem-estar e uma vida saudável. Conhecimento nunca ocupa espaço e dá-me autonomia.

No entanto, é a representação que tem um lugar especial no seu coração. Como é que tudo começou?

A representação começou como uma busca pessoal que encontrei. Formei-me no Conservatório (Escola Superior de Teatro e Cinema) e na Escola Philippe Gaulier, onde encontrei as linhas que me guiaram até à pessoa que eu sou, uma atriz curiosa e inquieta por natureza, com ‘fome’ de aprender. Estou sempre em constante aprendizagem.

Foto: José Pinto Ribeiro
Maquilhagem: Raquel Frazão Vasconcelos / Make-up your mind

Para si, o que significa representar?

Representar é uma entrega em que me dispo dos meus receios para buscar o outro. É um jogo de generosidade e humildade.

Quais são as suas próximas metas?

As minhas próximas metas são as mesmas do primeiro dia em que decidi ser atriz. Entrega e profissionalismo!

«O amor de mãe é absolutamente mágico e disciplina-me muito. Sem ele, talvez andasse à deriva»

Tem uma grande cumplicidade com o seu filho…

A minha vida e a do meu filho são pautadas pelos mais simples valores familiares. Quero que ele seja e faça o que o fizer feliz. Dependendo do projeto onde estou, ele acompanha com entusiasmo. Partilhamos muita coisa e sonhamos com tudo de bom que a vida nos reserva. Rimos um com o outro e temos fé, juntos! O amor de mãe é absolutamente mágico e disciplina-me muito. Sem ele, talvez andasse à deriva.

Será que também tem gosto pela representação?

Sim, ele também gosta de teatro.

Vivemos num mundo tão voraz que é importante termos os ‘pés assentes no chão’ e aceitar o que a vida nos oferece. O que faz para manter a serenidade?

Viver sem receios e manter o espírito aberto.

Foto: Maria Vasconcelos
Maquilhagem: Raquel Frazão Vasconcelos / Make-up your mind

Quais são os seus cuidados de beleza?

Eu acho que a beleza começa dentro de nós! Cuido muito da alma. Leio, medito, tenho encontros com o mar e a serra, onde adoro poder viajar. Às vezes, gosto de um certo isolamento pessoal. Tenho os meus cães e dou grandes passeios. Gosto de música e poesia. Gosto de ter à minha volta pessoas que me amam e respeitam. Tenho também muito cuidado com o meu corpo e aí a alimentação tem um papel fundamental. Escolho sempre alimentos de origem biológica, bebo água alcalina e faço exercício físico com regularidade.

«Vivam cada dia como uma dádiva!»

Segue alguma dieta?

A minha dieta é variada e sempre com produtos frescos e biológicos.

Gosta de cozinhar?

Adoro cozinhar. Cozinhar é amor! Partilhar refeições com família e amigos traz sempre muita felicidade.

Que dica saudável quer deixar aos leitores da HealthAdvisor?

Vivam cada dia como uma dádiva! Sejam positivos, mesmo com os obstáculos que chegam para vos desafiar a crescer!

 

Por Tânia Martins

Jornalista

Editora HealthAdvisor

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

three + sixteen =