O aumento da sensibilidade para a importância da adoção de um estilo de vida saudável, reflete-se «na crescente preocupação com a alimentação e com a prática de exercício físico, que contribuem para a manutenção e promoção de saúde», afirma a especialista em medicina desportiva, Antonieta Dias. Aplicável a desportistas profissionais e amadores, a prática desportiva «proporciona bem-estar e contribui para a saúde individual», acrescenta a especialista que, a convite de Viterra (marca de suplementos alimentares) apresenta 5 conselhos para todos os desportistas:

  1. Cuidado com a alimentação

As refeições devem ser realizadas 3 a 4 horas antes da prática desportiva, ricas em carbohidratos e com pouca quantidade de proteínas e gorduras. Segundo a especialista «este período irá permitir a digestão dos alimentos, sem que os atletas fiquem com a sensação de distensão gástrica». A médica acrescenta que «uma alimentação rica em carne, peixe, ovos, alimentos que contêm ácido aspártico, ajuda a adquirir massa muscular».

  1. Atenção aos níveis de hidratação

Para atletas é recomendado a ingestão de, no mínimo, 2 litros de líquidos por dia. A médica especialista aconselha a ingestão de: 500ml de líquidos duas horas antes da prática de exercício físico, entre 250 e 500ml trinta minutos antes e 250ml durante a atividade desportiva. Alerta ainda que «se os atletas estiverem num ambiente de calor e o seu desempenho exigir mais esforço, deve ser aumentada a ingestão de líquidos».

  1. Toma de suplementação alimentar

Os suplementos alimentares devem complementar uma alimentação e hidratação corretas. «Se o gasto energético for intenso recomendam-se alguns suplementos alimentares que não devem ser confundidos com substâncias anabolizantes. Devem ser selecionados por um especialista em nutrição ou por um médico especialista em medicina desportiva», explica a médica.

  1. Importância dos alongamentos

Muitas vezes esquecidos, os alongamentos «são fundamentais para manter a flexibilidade do corpo e devem ser executados antes e após a atividade física». A especialista adianta as principais vantagens: aumentam a maleabilidade, favorecem a coordenação motora, possibilitam o relaxamento, ativam a circulação sanguínea, diminuem as tensões musculares, proporcionam aquecimento corporal e aumentam a capacidade nas atividades mais desgastantes.

  1. Horas de descanso

Para repor a energia gasta durante a prática desportiva, os atletas devem dormir, em média, 9 a 12 horas por noite. A médica explica que «quem não cumpre estas recomendações fica mais frágil e exposto a lesões desportivas». A especialista em medicina desportiva avança ainda que o descanso adequado «permite a recuperação mental, neurológica e fisiológica, aumentando a capacidade de desempenho. O vigor e a energia necessárias à prática desportiva ficam assegurados, assim como, a obtenção e aumento da força e massa muscular».

Viterra Sport Activit é um suplemento alimentar, formulado para desportistas, que contém Vitamina B1 que contribui para o normal metabolismo produtor de energia, e vitamina B2 que contribui para a proteção das células contra oxidações indesejáveis. Os suplementos alimentares Viterra estão disponíveis em farmácias, parafarmácias e espaços de saúde.

 

Por Antonieta Dias

Especialista em medicina desportiva

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