Há alguns anos, os portugueses tiveram oportunidade de acompanhar o trabalho de Mafalda Rodiles na ficção nacional, enquanto atriz. Hoje, é conhecida não só em Portugal, mas também no Brasil, quando, há 7 anos resolveu mudar a sua vida e rumar até ao Brasil para estudar Representação.

Mafalda Rodiles é atriz, mãe, mulher e empreendedora digital. Criou o programa Seja Feliz Sem Dietas para ajudar as mulheres a emagrecerem sem fazerem dieta e a serem mais felizes com o seu corpo. «O feedback é maravilhoso!».

Realizada e feliz, Mafalda é casada com Edgar Miranda, diretor de novelas, na TV Record, com quem já tem uma filha, Mel. Muito em breve, nascerá Martim, o segundo filho do casal.

 

Mudou a sua vida e foi viver para o Brasil. Como é que tudo aconteceu?

Eu sou apaixonada pelo Rio de Janeiro desde 2007, quando viajei para cá de férias com umas amigas. Desde aí, ficou o sentimento de um dia voltar e viver no Brasil. É uma cidade de uma beleza natural inigualável e desde o primeiro dia que me sinto muito em casa. Em 2008 e 2009 vim novamente de férias para o Brasil, voltei em 2010, durante um mês, para procurar cursos de teatro e, em 2011, decidi ficar durante 2 a 3 meses. Estou cá até hoje!

Ficou a viver no Brasil e a viver uma linda história de amor. Conte-nos como tudo aconteceu…

Eu tinha uma data definida para voltar: outubro de 2013. Apesar de estar a viver no Brasil há 2 anos, continuava sem vontade de voltar para Portugal, no entanto, tinha uma novela acordada para fazer. Em agosto, conheci o meu marido e, em outubro, em vez de regressar a Portugal, decidi cancelar o meu contrato e ficar a viver no Brasil.

Mafalda Rodiles e Edgar Miranda com a filha, Mel, e grávida de Martim.

Como foi a adaptação?

Nunca fez parte dos meus planos emigrar, nem me imagino a viver noutra cidade que não seja o Rio de Janeiro. Amo viver aqui e a adaptação foi ótima, fui sempre muito bem recebida e acolhida, fiz muitos amigos, especialmente, no teatro. Às vezes, perguntam-me se não tenho vontade de voltar e eu respondo: “Se tivesse, voltaria.”

«Descobri que é possível ficar em forma sem dietas!»

Após a participação no filme O Meu passado me condena 2, na série Sem Volta, da Record, e em vários sketches do Porta dos Fundos, como mulher empreendedora que é, acabou por lançar o Curso Online em vídeo Seja Feliz sem Dietas. O objetivo é ajudar as mulheres a fazerem dieta, sem perderem a alegria. O que a levou a criar este projeto?

Em primeiro lugar, trabalhar em casa para poder ficar com a minha filha. Depois de ser mãe mudei muito e percebi que, simplesmente, não conseguia, nem queria, deixar a minha filha 12 horas por dia numa escola ou com uma babysitter. E, em segundo lugar, descobri que é possível ficar em forma sem dietas! Descobri este facto durante a gravidez e, por isso, senti uma enorme vontade de partilhar o que tinha descoberto.

«Ser mãe, para mim, é a melhor coisa do mundo».

Para quem ainda desconhece, fale-nos sobre o curso, como são as suas aulas…

Eu tenho o mini curso gratuito dos 15 Passos para ser Feliz sem Dietas, tenho o curso dos 31 Passos para ser Feliz sem Dietas e tenho a minha turma exclusiva do Seja Feliz. Todos os cursos são aulas gravadas em vídeo e são online. Na turma exclusiva, são mais de 16 horas de aulas gravadas por mim sobre vários temas relacionados com a alimentação, com o nosso corpo e a autoestima, incluindo aulas ao vivo e um acompanhamento exclusivo dado por mim.

O que é necessário para assistir ao curso online?

Apenas ter acesso à Internet e inscreverem-se na minha turma exclusiva durante um dos dois lançamentos que faço por ano, porque as vagas são limitadas e só abrem 2 vezes por ano, durante 4 dias. Mas, antes de decidirem fazer parte, aconselho que vejam o conteúdo gratuito que disponibilizo o ano inteiro em www.sejafelizsemdietas.com e no meu canal do Youtube Mafalda Rodiles.

«Este é um workshop dedicado a todas as mulheres que pretendem melhorar a sua alimentação e emagrecer»

Emagrecer sem ter de fazer dieta é um dos objetivos do próximo workshop gratuito, com início a 28 de setembro até 12 de outubro. Agora, não há desculpas para não aprendermos a comer bem e de forma saudável sem termos de deixar de comer as coisas de que gostamos, correto?

Sim. Este é um workshop dedicado a todas as mulheres que pretendem melhorar a sua alimentação, emagrecer, encontrar o seu equilíbrio e serem mais felizes, é para todas as mulheres que estão fartas de fazer dietas e do efeito ioiô. Esta é a última edição de 2017 deste workshop. O curso é online e gratuito e os vídeos estarão disponíveis até 12 de outubro. Para participarem só têm de aceder ao site www.sejafelizsemdietas.com e assistir às 4 aulas em vídeo totalmente gratuitas.

«Ensino as minhas alunas a serem mulheres muito mais felizes e realizadas»

Qual é o feedback das suas alunas?

O feedback é maravilhoso! Melhor do que alguma vez poderia imaginar. Para dizer a verdade, eu não faço apenas as mulheres emagrecerem sem dietas, acima de tudo, ensino as minhas alunas a serem mulheres muito mais felizes e realizadas. As melhores mensagens que já recebi na vida são das minhas alunas!

Como se sente ao saber que serve de inspiração para inúmeras pessoas, não só no Brasil e em Portugal, mas também noutros países, como França, Alemanha, Suíça…?

O meu programa realiza-me a 100%! É incrível ter o poder de mudar a vida de alguém! E em apenas 2 anos já consegui fazer isso com centenas e centenas de mulheres que foram minhas alunas.

Também a Mafalda sentiu na pele os efeitos das dietas restritivas. Baseando-se na sua experiência pessoal, escreveu o livro Seja Feliz Sem Dietas, um plano de 31 passos para nos relacionarmos de forma diferente e equilibrada com a comida. Quer partilhar connosco a sua história?

O livro foi um convite que tive da Leya depois do meu curso online já ser um sucesso e eu fiquei muito feliz! Acho que nunca tinha pensado em escrever um livro. A minha história é parecida com a de muitas mulheres, só que iniciou muito cedo. Aos 15 anos, comecei a fazer dietas para emagrecer, porque queria ser atriz, acabando por desenvolver anorexia a e compulsão alimentar. Contudo, continuei a fazer dietas durante 15 anos. Foi um período de grande esforço, muito sofrimento, angústia e fome, o que fez com que o meu peso oscilasse entre os 48 e os 60 kg. Eu fazia dieta, mas engordava, por isso, tanto o meu peso como o meu psicológico eram completamente instáveis.

Afirma, no seu livro, que as dietas não são solução. O que a levou a esta conclusão?

Fazer dieta durante 15 anos mas, mesmo assim, passar dos 48 aos 60 kg. Contudo, mais tarde, percebi que o facto de engordar não era um problema meu, pois 90% das dietas não dão certo a médio/longo prazo, daí existirem centenas de dietas diferentes e a cada verão aparecerem novas ‘soluções’. A verdade é que as dietas não funcionam e todas as mulheres que experimentaram sabem disso.

«Aventurem-se na cozinha, arrisquem, interessem-se por alimentação saudável»

Já chegou a um ponto de equilíbrio com o seu corpo. Como é a sua alimentação?

A minha alimentação é normal, não é perfeita. Dou prioridade a legumes e frutas, consumo alimentos orgânicos, cozinho a minha comida, como quando tenho fome. Basicamente, tomo um bom pequeno-almoço, almoço, lancho e janto. Não como fast-food, fritos, doces, comida processada e não bebo refrigerantes. Mas, se me apetecer um chocolate, como.

Sei que adora cozinhar e de forma saudável. Que dicas pode partilhar com os nossos leitores?

Que se aventurem na cozinha, que arrisquem, que se interessem por alimentação saudável e que deem prioridade a tudo o que vem da Natureza e que esqueçam as comidas embaladas e com rótulos. No meu canal do Youtube têm algumas das minhas receitas favoritas.

Também é adepta do exercício físico?

Não sou grande adepta. Desde que a minha filha nasceu que parei e retomei as minhas aulas de yoga em casa. Pratico 2 vezes por semana, há 8 meses. Mas, o meu objetivo, acima de tudo, é relaxar e alongar.

Mafalda Rodiles e a filha, Mel.

Além de elegante, é uma mulher muito bonita. Que cuidados tem com a sua pele e com o seu cabelo?

Obrigada! Tenho o cabelo fininho e uma pele bem sensível que reage a vários cremes ou maquilhagem. Uso há vários anos cremes da Adcos, creme de olhos, creme de rosto e protetor solar. De noite, removo a maquilhagem (uso Água Micelar). Lavo o cabelo todos os dias e, de vez em quando, faço uma hidratação. Só faço madeixas no cabelo 2 vezes por ano e evito fazer babyliss várias vezes.

É mãe de Mel. Como tem sido a experiência?

Ser mãe, para mim, é a melhor coisa do mundo. Sempre quis ser mãe e é muito melhor do que sempre sonhei!

Como é o vosso dia a dia, o que gostam de fazer em conjunto?

A Mel sempre fez tudo comigo. Fiquei com ela em casa até aos 2 anos e 3 meses e, hoje em dia, apesar de estar na escola, são apenas 4 horas, por isso, continuamos a passar a maior parte do dia juntas. Adoramos almoçar fora, ir ao parque ou à praia. Mas, a Mel também me acompanha para ir ao Banco, ao shopping ou ao hipermercado.

Está novamente grávida (os meus parabéns) e, desta vez, de um menino. Como está a correr a segunda gravidez?

Está a correr lindamente, até melhor do que a primeira, porque quase não tive enjoos. E tenho gravado o meu diário de gravidez semanal no canal do Youtube para quem quiser acompanhar.

É mãe, mulher, dona de casa e uma empreendedora de sucesso. Como gere o seu dia e qual é o seu segredo para ter tempo para tudo?

Eu faço apenas o que gosto. Sou mãe a tempo inteiro. Quando a Mel está na escola ou, à noite, aproveito para gravar os meus vídeos e dedico-me ao meu projeto. Ser organizada e amar o que faço é essencial para que dê certo.

«Eu sou muito, muito feliz com a vida que escolhi, com a minha família, com o meu trabalho»

Tem uma energia fantástica e um sorriso contagiante. Qual é o seu segredo?

Eu sou muito, muito feliz com a vida que escolhi, com a minha família, com o meu trabalho e, hoje em dia, sinto-me muito bem na minha pele. Não quero mudar nada na minha vida. Dou muito valor ao que consegui e foi a maternidade que me fez ver a vida desta maneira. E é isso que tento ensinar às pessoas.

Que mensagem positiva gostaria de deixar aos nossos leitores?

A nossa missão na vida é ser feliz e nós passamos muito tempo a queixar-nos, a somar problemas, a pensar como poderia ter sido se tivéssemos escolhido outro caminho ou que, um dia, seremos diferentes e mais felizes se isto ou aquilo acontecer. Muitas mulheres esperam ser magras para aproveitarem a vida. Mas, cada dia é único e o tempo não volta atrás. Por isso, comecem por ser felizes, hoje, divirtam-se, riam, olhem para as coisas boas da vida e não para as más. Assumam as vossas decisões, em vez de se sentirem eternamente culpadas por algo e façam o que amam e com as pessoas que vos fazem felizes. Somos únicos! Nunca se esqueçam disso!

 

Por Tânia Martins

Jornalista

Editora HealthAdvisor

Fotos: Laura Oliveira (instagram@lauraoliveirafotografia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

three × four =