Para realçar a beleza natural, devemos retirar o máximo proveito do nosso rosto com a aplicação de uma maquilhagem simples para o dia a dia.

O primeiro passo na aplicação de maquilhagem é dedicado à uniformização do rosto.

Base

Para sabermos qual o tom certo da nossa base, devemos testar sempre na linha no maxilar e nunca na mão, de preferência num ambiente com luz natural. A base certa é a que se funde naturalmente com o tom de pele do nosso rosto.

Ao aplicar a base, evitar aplicar demasiada quantidade para assim obteremos um look natural, realçando a nossa beleza. A aplicação da base deverá ser sempre realizada com movimentos ascendentes, do interior para o exterior do rosto.

Se a base é fluída ou em creme, podemos aplicá-la com as pontas dos dedos, com um pincel de base ou com uma esponja (seca ou humedecida). Se a base é em stick, traçamos linhas no rosto e espalhamos a base com os dedos. As bases compactas em pó devem ser aplicadas com a esponja que está incluída no estojo (seca ou humedecida).

Após aplicarmos a base, avançamos para a aplicação de corretor (caso seja necessário).

Corretor

O tom do corretor deverá ser igual ao tom da base, sendo aplicado com um pincel e esbatido com os dedos, apenas nas imperfeições que necessitemos disfarçar: olheiras, borbulhas, cicatrizes, manchas ou rosácea.

Para controlar o excesso de brilho e fixar a base e o corretor, é indispensável a aplicação de pó.

Seja solto ou compacto, aplicamos o pó em movimentos leves e circulares, com o auxílio de um pincel de pó. Uma boa alternativa para aplicação de pó compacto é recorrendo a uma borla, que permite uma aplicação com um menor desperdício de pó.

Após uniformizar e matificar a pele com base, corretores e pó, passamos à maquilhagem de olhos.

Sombra de olhos

Para o dia a dia, é suficiente aplicarmos apenas um tom de sombra, de preferência em tons terra ou castanho (são tons mais neutros, que combinam com todas as cores de olhos e vestuário). Aplicamos, então, uma sombra mate (evitar brilhos em contexto profissional e a partir dos 50 anos) na pálpebra móvel com a ajuda de um pincel de sombra.

Antes de passarmos ao lápis de olhos, esbatemos a sombra com movimentos leves e circulares.

Lápis de olhos

O lápis de olhos deverá ser macio e estar sempre afiado, aplicando na marca de água inferior e superior dos nossos olhos, com um movimento firme e contínuo. Se lacrimejarmos, devemos fazer uma pausa e depois então retomar a aplicação do lápis de olhos.

Máscara de pestanas

Após aplicar a sombra e o lápis de olhos, finalizamos com a máscara de pestanas. Em frente ao espelho, levantamos levemente o queixo e deixamos as pálpebras soltas. Retirar sempre o excesso de produto do aplicador antes de começar a aplicação.

Num único movimento, aplicamos a máscara nas pestanas superiores da raiz às pontas, seguindo do canto externo para o interno do olho. Depois, aplicamos de baixo para cima fazendo um movimento em ziguezague, para realçar as pestanas e para não colarem umas nas outras. Para as pestanas inferiores, o segredo é aplicar uma máscara de pestanas transparente.

Após maquilharmos os olhos e antes de avançarmos para os lábios, aplicamos o blush.

Blush

A função do blush é conferir um ar saudável e ajudar a criar contornos e dimensões ao rosto. Para esculpir o rosto, aplicamos o blush na zona abaixo das maçãs do rosto, partindo do centro da face até à orelha.

Para obtermos um aspeto natural, aplicar o blush nas bochechas com movimentos circulares com o auxílio de um pincel de blush. Devemos ter o cuidado de aplicar o blush à luz natural, para não correr o risco de aplicar em demasia.

Para tons de pele mais claros, devemos optar pelo blush em tons rosa. Para peles mais morenas, aplicar blush em tons alaranjados.

O último passo na aplicação da maquilhagem para o dia a dia consiste na aplicação de batom.

Batom

Começamos a aplicação do batom pelo lábio superior, do centro às extremidades.  Para os lábios inferiores, preenchemos de uma extremidade à outra. Para dar mais volume, aplicar gloss no centro do lábio superior e inferior. Para um visual mais discreto, devemos escolher um tom mais natural e ir retocando ao longo do dia.

 

Tome nota!

Workshop Make Up Express, dia 20 de janeiro de 2018, em Lisboa, por Alexandra Lopes!

Este workshop visa ensinar as formandas a maquilhar-se, não representando quaisquer marcas de cosmética e/ou maquilhagem. Não serão realizadas apresentações/ demonstrações comerciais, nem oferecidos quaisquer produtos de beleza durante ou após o workshop.

Informações e inscrições: www.alexandralopes.com / imagem@alexandralopes.com

 

Por Alexandra Lopes

Consultora de Imagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × 4 =