É conhecida a importância da prática de exercício físico diário e os seus benefícios para o corpo e a saúde em geral. Contudo, por vezes, com o avançar da idade, a frequência com que é praticado diminui e os níveis de sedentarismo aumentam, o que pode levar ao aparecimento ou agravamento de limitações físicas.

Jorge Melo, Personal Trainer, explica que «a aliança entre uma alimentação equilibrada e a prática diária de exercício físico é positiva para qualquer faixa etária» e acrescenta que «no caso das pessoas mais velhas, ajuda a um envelhecimento mais saudável, com maior mobilidade e qualidade de vida». Assim, em parceria com Viterra (marca de multivitamínicos), sugere 5 exercícios simples, que podem ser praticados todos os dias em casa ou num espaço ao ar livre:

 

Rotação do tronco

Neste exercício, o corpo deve estar alinhado, com os pés afastados à largura das ancas e os braços esticados em paralelo ao chão. Depois, alternadamente, deve iniciar-se a rotação do tronco procurando o limite sem nunca o ultrapassar com movimentos bruscos. Os membros inferiores devem manter-se parados, suportando a execução do exercício.

 

 

Agachamento

Para este exercício, a pessoa deve estar em pé, afastar as pernas, colocar os pés à largura dos ombros e apoiá-los totalmente no chão. Para executar o agachamento, os joelhos devem fletir, empurrando a anca para baixo, até ficar o mais possível paralelo ao chão como se estivesse a sentar-se numa cadeira imaginária, mantendo as costas o mais direitas possível. Posteriormente, as pernas, que se encontram dobradas, devem esticar para voltar à posição inicial em pé.

 

Flexão lateral do tronco

Alinhe o corpo com os pés afastados à largura das ancas. Depois, alternadamente, o tronco deve fletir lateralmente para um dos lados acompanhado pela elevação do braço oposto (quando o tronco flete para o lado esquerdo, o braço direito acompanha). É importante procurar o limite e não o ultrapassar com movimentos bruscos.

 

 

Extensão da coluna

Deite-se de barriga para baixo numa superfície estável e confortável. Os braços deverão esticar-se para ajudar o peito a sair do chão, encontrando um limite confortável para a zona lombar. Por fim, regressar à posição inicial e repetir o exercício.

 

Ponte com extensão de perna

Deite-se de costas com os joelhos fletidos e os calcanhares apoiados no chão. Mantenha os pés alinhados com os ombros e os braços nas laterais do corpo, com as palmas apoiadas no chão. Esta é a sua posição inicial. Contraia o tronco e pressione os calcanhares no chão, elevando a anca. Conclua o movimento contraindo os glúteos, evitando forçar a região lombar. Enquanto estiver nessa posição, retire um pé do chão e estenda a perna para cima. Volte a colocar a perna no chão e repita o movimento com a perna oposta.

 

Tome nota!

Para todos os exercícios apresentados há ainda outros conselhos a ter em conta:

  • É recomendado que sejam realizados 3 vezes por semana.
  • Cada exercício deve ter uma duração de aproximadamente 1 minuto, podendo ser repetido 1 vez.
  • Os movimentos devem ser realizados a uma velocidade lenta e constante e com uma respiração controlada.

Personal Trainer Jorge Melo aconselha «a complementar com algum exercício cardiovascular, como por exemplo, uma caminhada rigorosa de 30 minutos a 1 hora».

Além dos exercícios propostos, Viterra aconselha a ingestão diária de, pelo menos, 1,5 litros de água e a prática de uma alimentação equilibrada, rica em proteínas, fibras, hidratos de carbono, vitaminas e minerais.

A suplementação alimentar

Para as pessoas que sentirem necessidade de suplementação alimentar, existem soluções adequadas a esta fase da vida. Viterra Platinum 55+ é um suplemento alimentar composto por vitaminas e minerais, que responde às diferentes necessidades de homens e mulheres:

  • Viterra Mulher Platinum 55+ é composto por iodo que contribui para a produção normal de hormonas tiroideias e para o normal funcionamento da tiroide, vitamina B6 para a regulação da atividade hormonal sem provocar o aumento de peso, vitaminas A, C e Cobre que contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário e Tiamina, Riboflavina e Niacina que contribuem para o normal metabolismo produtor de energia.
  • Viterra Homem Platinum 55+ formulado com Tiamina, Riboflavina e Niacina que contribuem para o normal metabolismo produtor de energia, Folato para a normal função psicológica e vitamina D, cálcio e manganês que ajudam na manutenção de ossos normais.

A toma diária de Viterra Platinum 55+ é de 1 comprimido ao pequeno-almoço. Esta dose recomendada não deve ser excedida.

Os suplementos alimentares Viterra encontram-se disponíveis em farmácias, parafarmácias e espaços de saúde.

 

Por Viterra  

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